A tradicional marca italiana Cassina completou 90 anos e aproveitou a ocasião para reinaugurar sua sede na cidade de Meda, na Itália. O retrofit do edifício construído nos anos 1940 foi comandado pela arquiteta e designer Patricia Urquiola, diretora criativa da empresa, que manteve a estrutura original e adicionou uma atmosfera convidativa por meio do colorido sutil dos móveis, em tons de verde e azul, e o toque de natureza dos jardins verticais. Para rememorar um pouco da trajetória desse símbolo de design e sofisticação, selecionamos, a seguir, algumas de suas peças ícones.
LC2 Maison La Roche
Le Corbusier, Pierre Jeanneret E Charlotte Perriand
![](https://www.revistaambientesce.com.br/wp-content/uploads/2020/05/1_CASSINA_LC2-Maison-La-Roche_Le-Corbusier-Pierre-Jeanneret-Charlotte-Perriand-1024x924.jpg)
Um clássico do design, a poltrona da linha LC2 foi projetada pelo trio de designers em 1928 e foi adquirida para integrar a Maison La Roche, casa do banqueiro suíço Raoul La Roche (amigo de Le Corbusier). A partir de 1965, ela passou a ser produzida com exclusividade pela Cassina. A peça é uma das primeiras a combinar estrutura em metal com o conforto do estofado revestido com couro, redefinindo conceitos de fabricação de mobiliário doméstico. Em 2015, uma edição limitada de 90 peças numeradas e com placa de identidade foi lançada para celebrar os 90 anos da Maison La Roche.
W54 DADÀ
Kazuhide Takahama
![](https://www.revistaambientesce.com.br/wp-content/uploads/2020/05/1_CASSINA_298-UniCredit-Pavilion-Project_Michele-De-Lucchi_open_folded-1-1024x850.jpg)
A estante modular lançada em 2015 é composta de várias unidades individuais conectadas por parafusos e pode assumir diversas configurações diferentes, com total flexibilidade. Feitos em madeira maciça, carvalho natural e nogueira, os módulos também contam com opções de acabamento personalizado para a parte interna. O conceito particular do projeto possibilita vários tipos de soluções, seja como estante junto à parede ou como assessório de apoio em ambientes de estar.
CADEIRA 298
Michele de Lucchi
![](https://www.revistaambientesce.com.br/wp-content/uploads/2020/05/1_CASSINA-SIMONCOLLEZIONE_Dadà_Kazuhide-Takahama-1-1024x829.jpg)
A cadeira dobrável 298 é uma charmosa referência ao modelo clássico de poltronas de diretores de cinema no set de filmagens. Combinando trabalho artesanal e alta tecnologia, o projeto do arquiteto italiano foi elaborado originalmente para o UniCredit Pavilion, prédio multiúso em Milão, pensado para promover a sustentabilidade e a inovação. O destaque do desenho, com estrutura em madeira natural, fica por conta do mecanismo de dobradiça em aço inoxidável embaixo do assento.
CADEIRA LC1
Le Corbusier, Pierre Jeanneret, Charlotte Perriand
![](https://www.revistaambientesce.com.br/wp-content/uploads/2020/05/6_CASSINA_Lady_Marco-Zanuso_iconic-edition_side-1-1024x971.jpg)
A cadeira da coleção LC é outra criação do famoso trio feita em 1928, que integrou o catálogo da Cassina em 1965. O desenho modernista de linhas retas uniu o metal e o couro numa geometria simples, que continua atual até hoje. Originalmente, foram feitas três versões do mobiliário, relançados pela Cassina em 2012, com padrões em pele de vaca e couro monocromático. A LC1 também ganhou uma edição especial Pampas.
LADY
Marco Zanuso
![](https://www.revistaambientesce.com.br/wp-content/uploads/2020/05/1_CASSINA_LC1_Le-Corbusier_Jeanneret_Perriand-1-1004x1024.jpg)
Projetada em 1951, a confortável poltrona permanece icônica. O móvel transformou as técnicas de fabricação da época ao produzir cada componente de modo isolado e unidos na montagem. Os encostos e assento também receberam densidade diferentes, de acordo com a pressão exercida pelo corpo em cada local. Em 2015, o designer Ralf Simons foi convocado para desenhar uma nova seleção de estampas e renovar o visual da Lady.
Modernidade e originalidade sempre andaram de mão dadas como princípios de uma marca que se mantém na vanguarda há quase um século.
CHAISE LC4
Le Corbusier, Pierre Jeanneret, Charlotte Perriand
![](https://www.revistaambientesce.com.br/wp-content/uploads/2020/05/11_CASSINA_LC4-CP_Le-Corbusier_Jeanneret_Perriand-1024x672.jpg)
Projetada pelo trio em 1928, a peça passou a ser produzida pela Cassina em 1965, transformando-se no ícone máximo das chaise longue. Um mix entre design e ergonomia, com estrutura ajustável que coloca a forma à serviço do relaxamento. Com base em aço esmaltado na cor preta e moldura em aço cromado, a versão clássica em couro ganhou novas releituras. Em 2017, ela ganhou novas opções de revestimentos em tecidos (marrom escuro, tabaco e grafite), além da edição especial Pampas, composta de 400 itens numerados, com padronagem em couro inspirada em viagens dos criadores pela América do Sul.
TRE PEZZI
Franco Albini
![](https://www.revistaambientesce.com.br/wp-content/uploads/2020/05/2_CASSINA_Utrecht-Collectors’-Edition_Bertjan-Pot-Boxblocks-fabric_beige-1-1024x895.jpg)
Com a colaboração da sua parceira regular Franca Helg, o arquiteto propôs uma repaginação supermoderna para a clássica poltrona Bergère. Projetada em 1959, a Tre Pezzi ganhou uma reedição em 2009, integrando a coleção I Maestri da marca. Quase meio século depois, o traçado curvilíneo reforça o caráter atemporal do design modernista.
UTRECHT C90 Limited Edition
Gerrit Thomas Rietveld
![](https://www.revistaambientesce.com.br/wp-content/uploads/2020/05/CASSINA-TRE-PEZZI-1-977x1024.jpg)
Em 2016, a Cassina convidou o designer Bertjan Pot para produzir novos padrões gráficos e resignificar a icônica poltrona Utrecht, de Rietveld, criada em 1935. O tecido usado no revestimento segue um inovador processo de manufatura que parte de oito fios coloridos, combinados dois a dois, resultando em 19 paginações distintas. A precisão geométrica faz com que nenhum arranjo entre os triângulos se repita.
GENDER
Patricia Urquiola
![](https://www.revistaambientesce.com.br/wp-content/uploads/2020/05/4_CASSINA_Gender_pouf_Patricia-Urquiola-1-989x1024.jpg)
A poltrona da atual diretora criativa da marca, lançada em 2016, ressalta a busca constante pela originalidade e singularidade que pauta as criações da Cassina. O traçado sinuoso está em perfeita sintonia com as cores expressivas, que estão disponíveis em sete combinações diferentes. Além do visual, o conforto também ganha destaque no projeto graças ao encosto reclinável e a possibilidade de contar com pufe, na mesma padronagem.