Cassina, Jovem de 90 anos

A tradicional marca italiana Cassina completou 90 anos e aproveitou a ocasião para reinaugurar sua sede na cidade de Meda, na Itália. O retrofit do edifício construído nos anos 1940 foi comandado pela arquiteta e designer Patricia Urquiola, diretora criativa da empresa, que manteve a estrutura original e adicionou uma atmosfera convidativa por meio do colorido sutil dos móveis, em tons de verde e azul, e o toque de natureza dos jardins verticais. Para rememorar um pouco da trajetória desse símbolo de design e sofisticação, selecionamos, a seguir, algumas de suas peças ícones.


LC2 Maison La Roche

Le Corbusier, Pierre Jeanneret E Charlotte Perriand

Um clássico do design, a poltrona da linha LC2 foi projetada pelo trio de designers em 1928 e foi adquirida para integrar a Maison La Roche, casa do banqueiro suíço Raoul La Roche (amigo de Le Corbusier). A partir de 1965, ela passou a ser produzida com exclusividade pela Cassina. A peça é uma das primeiras a combinar estrutura em metal com o conforto do estofado revestido com couro, redefinindo conceitos de fabricação de mobiliário doméstico. Em 2015, uma edição limitada de 90 peças numeradas e com placa de identidade foi lançada para celebrar os 90 anos da Maison La Roche.


W54 DADÀ

Kazuhide Takahama

A estante modular lançada em 2015 é composta de várias unidades individuais conectadas por parafusos e pode assumir diversas configurações diferentes, com total flexibilidade. Feitos em madeira maciça, carvalho natural e nogueira, os módulos também contam com opções de acabamento personalizado para a parte interna. O conceito particular do projeto possibilita vários tipos de soluções, seja como estante junto à parede ou como assessório de apoio em ambientes de estar.


CADEIRA 298

Michele de Lucchi

A cadeira dobrável 298 é uma charmosa referência ao modelo clássico de poltronas de diretores de cinema no set de filmagens. Combinando trabalho artesanal e alta tecnologia, o projeto do arquiteto italiano foi elaborado originalmente para o UniCredit Pavilion, prédio multiúso em Milão, pensado para promover a sustentabilidade e a inovação. O destaque do desenho, com estrutura em madeira natural, fica por conta do mecanismo de dobradiça em aço inoxidável embaixo do assento.


CADEIRA LC1

Le Corbusier, Pierre Jeanneret, Charlotte Perriand

A cadeira da coleção LC é outra criação do famoso trio feita em 1928, que integrou o catálogo da Cassina em 1965. O desenho modernista de linhas retas uniu o metal e o couro numa geometria simples, que continua atual até hoje. Originalmente, foram feitas três versões do mobiliário, relançados pela Cassina em 2012, com padrões em pele de vaca e couro monocromático. A LC1 também ganhou uma edição especial Pampas.


LADY

Marco Zanuso

Projetada em 1951, a confortável poltrona permanece icônica. O móvel transformou as técnicas de fabricação da época ao produzir cada componente de modo isolado e unidos na montagem. Os encostos e assento também receberam densidade diferentes, de acordo com a pressão exercida pelo corpo em cada local. Em 2015, o designer Ralf Simons foi convocado para desenhar uma nova seleção de estampas e renovar o visual da Lady.


Modernidade e originalidade sempre andaram de mão dadas como princípios de uma marca que se mantém na vanguarda há quase um século.


CHAISE LC4

Le Corbusier, Pierre Jeanneret, Charlotte Perriand

Projetada pelo trio em 1928, a peça passou a ser produzida pela Cassina em 1965, transformando-se no ícone máximo das chaise longue. Um mix entre design e ergonomia, com estrutura ajustável que coloca a forma à serviço do relaxamento. Com base em aço esmaltado na cor preta e moldura em aço cromado, a versão clássica em couro ganhou novas releituras. Em 2017, ela ganhou novas opções de revestimentos em tecidos (marrom escuro, tabaco e grafite), além da edição especial Pampas, composta de 400 itens numerados, com padronagem em couro inspirada em viagens dos criadores pela América do Sul.


TRE PEZZI

Franco Albini

Com a colaboração da sua parceira regular Franca Helg, o arquiteto propôs uma repaginação supermoderna para a clássica poltrona Bergère. Projetada em 1959, a Tre Pezzi ganhou uma reedição em 2009, integrando a coleção I Maestri da marca. Quase meio século depois, o traçado curvilíneo reforça o caráter atemporal do design modernista.


UTRECHT C90 Limited Edition

Gerrit Thomas Rietveld

Em 2016, a Cassina convidou o designer Bertjan Pot para produzir novos padrões gráficos e resignificar a icônica poltrona Utrecht, de Rietveld, criada em 1935. O tecido usado no revestimento segue um inovador processo de manufatura que parte de oito fios coloridos, combinados dois a dois, resultando em 19 paginações distintas. A precisão geométrica faz com que nenhum arranjo entre os triângulos se repita.


GENDER

Patricia Urquiola

A poltrona da atual diretora criativa da marca, lançada em 2016, ressalta a busca constante pela originalidade e singularidade que pauta as criações da Cassina. O traçado sinuoso está em perfeita sintonia com as cores expressivas, que estão disponíveis em sete combinações diferentes. Além do visual, o conforto também ganha destaque no projeto graças ao encosto reclinável e a possibilidade de contar com pufe, na mesma padronagem.

0
Total Page Visits: 806 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *