A tradicional marca de porcelanas revolucionou o mundo com técnicas pioneiras. Hoje, o mundo da arte ainda se impressiona com o potencial expressivo desse império espanhol.
Em 1953, a paixão de três irmãos espanhóis, da cidade de Valência, por porcelana deu início a uma das marcas mais icônicas em peças artísticas de luxo. Juan, José e Vicente Lladró são os valencianos idealizadores do império que leva o sobrenome da família, numa mistura única de talento e rigor técnico nos processos de modelagem dessa matéria-prima. Os objetos produzidos nos primeiros anos foram de clara inspiração rococó. Na década de 1960, o desenvolvimento de novas técnicas deram origem a um brilho inigualável e aos famosos tons pastéis incorporados nas coleções, criando um estilo único e distintivo, que deu fama internacional à marca. Com o passar do tempo, as criações se tornaram ainda mais complexas e dinâmicas. A cada coleção, surgiam verdadeiras obras de arte escultóricas, seja na porcelana branca mate ou em peças decoradas com cores vivas, mas sempre delineando um conceito singular. Por sua vez, as colaborações com designers externos ampliaram o universo criativo, elevando a porcelana ao máximo poder. Assim, transformaram a porcelana em verdadeiro objeto de desejo, ganhando reputação mundial e uma trajetória cheia de prêmios e honrarias. Hoje, a grife possui uma rede internacional de revendas autorizadas em mais de 120 países, além de suas próprias boutiques, localizadas em Nova York, Londres, Moscou, Tóquio, Madrid, Barcelona e Valência. Tudo fabricado na Espanha e com o mesmo processo de criação artesanal. Química, modelagem, escultura, gravura, pintura: a produção passa pelas mãos de especialistas que mantêm a tradição de transformar a porcelana em arte. Da escultura à iluminação, acessórios para casa e joias, a Lladró representa luxo e exclusividade.
The Clown Table Lamp, criação do designer Jaime Hayon, 2009. Adorno com edição limitada The Guest, desenhado por Rolito Figurine, 2014. A peça Magic Forest Brooch em banho de ouro e porcelana branca. O vaso Parrot Parade em azul turquesa esculpido por Alfredo Llorens, 2010. Luminária Belle de Nuit 2 Lights Wall Sconce, 2013. Metropolis é uma coleção que reúne vasos, lâmpadas, espelhos e caixas em formas arquitetônicas. Ao juntar esses belos objetos funcionais evocam uma cidade particularmente imaginária.