Minimalista mas Acolhedor

POR LIA SAMPAIO E ERASMO PEREIRA

Lia Sampaio e Erasmo Pereira traduziram as preferências do jovem casal no conceito deste apartamento, em ambientes versáteis e de atmosfera descontraída. Peças de design e iluminação intimista trouxeram elegância e conforto na medida certa.


PERFIL DOS PROFISSIONAIS

A arquiteta Lia Sampaio e o designer de interiores Erasmo Pereira aliam sua constante busca pela inovação e conhecimento para desenhar seus projetos de maneira singular. Lia tem uma linha de trabalho mais conceitual, que reflete sua personalidade multidisciplinar e a paixão por desafios. Erasmo é mais pragmático, buscando aliar a funcionalidade ao melhor aproveitamento do espaço. Juntos, assinam projetos residenciais e comerciais, tanto de arquitetura como de interiores, sempre atentos às necessidades e ao estilo de vida de seus clientes e para a escolha criteriosa de materiais inovadores, móveis de design e objetos que tornem cada ambiente único.


A busca constante por atualização de novos materiais, inovações e tendências são os princípios norteadores do trabalho de Lia Sampaio e Erasmo Pereira, que levam, a cada novo projeto, um estilo diversificado em sintonia com o lifestyle dos clientes, mas nunca sem abrir mão da elegância e da harmonia. Um bom exemplo é este apartamento de 110 m² para um jovem casal recém-casado, que queria um lar aconchegante e atemporal, onde pudessem receber os amigos com elegância e muito conforto. “A ideia principal era criar uma atmosfera versátil, em que os ambientes pudessem se adequar tanto a pequenos grupos, quando usados isoladamente, como tivessem a possibilidade de serem totalmente integrados, gerando um espaço único e bem amplo”, explica Lia. Para isso, a planta original foi totalmente reestruturada, de modo a se adequar ao programa de necessidades dos moradores. A otimização dos espaços começou pela ampliação do estar, separado da cozinha apenas por uma porta de correr. Parte do espaço do home office cedeu lugar ao lavabo e uma das suítes foi diminuída para aumentar o closet. Com o novo layout definido, os arquitetos investiram em um décor de contornos minimalistas, no qual poucos e bem selecionados móveis levam a assinatura de grandes nomes do design nacional e internacional. A base neutra e sofisticada, em cinza, com destaque para o preto e o branco em detalhes especiais, foi pontuada pelo toque sutil de cor vindo da tela de Aldemir Martins e de alguns elementos pontuais, conferindo elegância ao décor. No estar, o painel refletente que abriga a TV se apresenta como uma peça versátil: quando o aparelho está sendo usado a imagem se projeta através do vidro e, quando desligado, ele vira um grande painel espelhado na parede. Do lado oposto, um outro grande painel em laca branca, criado pelos arquitetos, é moldado em formas geométricas, reforçando o estilo contemporâneo do espaço, que também faz uso de espelhos e materiais refletentes para acentuar a sensação de amplitude. No quarto, menos é mais. O branco se apresenta como cor predominante, pontuado apenas pelo verde petróleo da cabeceira e detalhes em cobre. Tudo valorizado pela iluminação intimista, cuidadosamente trabalhada para trazer conforto visual e intimismo. Ao final, os moradores tiveram a certeza de ter uma morada que traduzia seu espírito jovem e onde poderiam viver bons momentos de descanso e descontração.

No jantar, um generoso painel espelhado amplia o ambiente. O buffet em laca branca traz detalhes especiais em dourado, traduzindo a sofisticação do espaço. Repare na miniprateleira com escultura de rosto. Sobre a mesa, em madeira e laca branca, um adorno feito à mão pelo artista Roberto Dias.

A linguagem clean ganha força com móveis de design assinados e a elegância da paleta de cores.


A cozinha planejada (Bontempo) segue a linha minimalista com revestimento em laca e vidro refletente, reforçando a modernidade da proposta. A bancada em mármore (Multipolipedras) complementa o ambiente com funcionalidade e elegância, já que foi pensado para se conectar à área social em dias de casa cheia. No living, a iluminação focal em trilhos aparentes faz um interessante contraponto a modernidade da proposta. Destaque ainda para o painel, que camufla a TV, em vidro reflecta fumê, também da Bontempo.
No lavabo, o chocolate é cor predominante – tanto no pastilhado da parede quanto no piso em mármore (Multipolipedras) -, com um grande espelho e iluminação intimista. No quarto, um dos destaques é a cabeceira revestida em tecido aveludado verde petróleo. Detalhes metálicos pontuam o ambiente em meio a uma paleta de cores neutra, com o tapete geométrico em preto e branco (Bete Cunha Tapetes) funcionado como contraponto.

0
Total Page Visits: 1733 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *