Entre o realismo e a expressão artística

Ricardo Bisio

Nascido no tradicional bairro italiano de São Paulo, mas cearense de coração há quase quatro décadas, Ricardo Bisio vê na arte uma poderosa forma de expressar a intensidade do ser humano. Ao longo de sua trajetória, encontrou na pintura a ferramenta ideal para dar vida aos seus ideais, explorando técnicas como aquarela, recorte e arte sobre madeira.

A trajetória de Ricardo Bisio revela uma conexão profunda e apaixonada com as artes plásticas, tornando evidente que sua dedicação ao fazer artístico era apenas uma questão de tempo e oportunidade.

arte sempre esteve presente na vida de Ricardo Bisio, mesmo sem ter sido, por muito tempo, sua ocupação principal. Natural de São
Paulo, do tradicional bairro italiano da Barra Funda, ele cresceu cercado por artistas e galerias, acompanhando de perto amigos que seguiram carreira no meio artístico. Sua paixão pelo desenho o levou a trabalhar em escritórios de arquitetura e a desenvolver experiência como pintor, chegando a adornar tetos de lojas maçônicas na região. Em busca de aprimoramento, Ricardo passou uma temporada em Washington DC, nos EUA, onde realizou diversos cursos de gravuras e ilustração. Ao retornar ao Brasil, em meados dos anos 1980, mudou-se para Fortaleza e chegou a participar da 35ª edição do Salão de Abril, um dos eventos mais tradicionais das artes plásticas no Ceará.

OBRAS DE PROPORÇÕES GENEROSAS COM TÉCNICA DE RECORTE E ARTE SOBRE MADEIRA.

No entanto, seu contato com o universo do Design de Interiores o afastou novamente da produção artística, levando-o a construir uma carreira de sucesso na movelaria por duas décadas, período em que colaborou com profissionais de peso do mercado local. A reviravolta veio em 2009, quando, após um problema de saúde, Ricardo decidiu abandonar os negócios e se dedicar ao sonho de uma vida. Com o incentivo da produtora cultural Lilia Quinderé, mergulhou no estudo da aquarela e retomou sua produção nas artes plásticas com foco total.

O esforço resultou, em 2019, em uma primeira exposição individual no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), onde apresentou 48 telas.
Buscando novas influências, Ricardo passou novamente um período fora do Brasil, em Seattle, também nos EUA, onde incorporou ao seu portfólio a técnica de pintura sobre recortes de madeira. Hoje, ele esté em plena atividade, com obras ja expostas em São Paulo, em galerias locais e, atualmente, na Créer Galeria.

“Eu me considero um apaixonado pelo desenho.
Meu estilo é muito próximo do realismo, buscando uma experiência quase fotográfica, porém com muita liberdade para explorar formas e as intensidades do ser humano por meio da arte” , revela
Ricardo Bisio.

0
Total Page Visits: 274 - Today Page Visits: 5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *