Arte, Moda e Handmade

POR ÉRICO GONDIM

O artista transita nas linhas tênues que perpassam as fronteiras entre arte, design e moda. O resultado é um trabalho inusitado e contemporâneo, onde o artista participa de todas as etapas que envolvem o processo de produção.

Muito se fala sobre os limites de junção e separação do design, moda e arte. Mas em tempos de convergências culturais, a verdade é que cada vez mais, testemunhamos artistas contribuirem para uma proposta híbrida nesses três campos. Érico Gondim é uma recente referência dessa tendência, em particular com dois editoriais de moda que mais parecem uma galeria de quadros contemporâneos. Para cada uma das duas coleções, uma inspiração diferente.

A Acessórios de Moda em Papel, foi feita para uma revista com o tema black face, já a Cenografia Atelier Criativo Brasil, para o Sebrae, propôs um olhar sobre o estilo romântico. Esses trabalhos trazem à tona o modo bem particular de Érico, em lidar com a relação entre o criar e o executar, e ainda por cima, são pautados pela sustentabilidade. Os protagonistas são os tecidos industriais e os acessórios em papel, transformados apenas por meio de uma série de dobraduras e curvas estruturais e uma criatividade bem peculiar. Assim, deixam de ser singelos materiais e revelam uma grande potencialidade formal e poética, garantindo a excentricidade que a moda exige para temas esculturais com um novo olhar sobre essa matéria-prima. Mas o resultado sublime da experimentação não veio por acaso, há mais de 13 anos Érico vem construindo uma carreira artística sólida, transitando nas linhas mais tênues entre pintura, escultura, cenografia, design de produtos, design gráfico, moda e até artesanato. Fascinado por materiais inusitados, ele brinca com a transformação manual de objetos, imagens, espaços de instalação artística e novos conceitos de utilização.

Suas práticas e habilidades são baseadas na curiosidade com a experimentação, e claro, impulsionadas por sua formação e especialização em design, que inclui até instituições internacionais como o Instituto Europeu de Design, em Milão e o Kingston University, em Londres. O resultado de tudo isso são soluções inovadoras, construídas com muito empenho e amor. Assim, Érico vai tecendo seu próprio mundo, onde o talento lhe permite convergir em diferentes áreas e processos da produção, ou como ele mesmo se intitula, tornou-se um designer maker, aquele que cria e executa.


As práticas e habilidades de Érico Gondim são baseadas em sua curiosidade com a experimentação e empenho em encontrar soluções inovadoras.


Editorial Acessórios de Moda em Papel ao estilo black face. As peças principais foram construídas apenas com papel dobrado e estruturado para se transformar em peças esculturais de design de moda.

Fotos: Nicolas Gondim
Produção: Marcos Marla

0
Total Page Visits: 597 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *