Gênio das Lâmpadas

Sempre inventivo, ousado e irreverente, Ingo Maurer deu um novo significado ao design de luminárias e ficou conhecido como o “poeta da luz”.

Pendente Zettel’z 6, feito em aço inoxidável e vidro acetinado, traz folhas de papel japonês que permitem a personalização de mensagens.

Um dos mais consagrados designers de iluminação, o alemão Ingo Maurer se tornou uma referência para gerações de profissionais em suas mais de cinco décadas de mercado. Após iniciar estudos nas áreas de tipografia e design gráfico, ele direcionou sua atuação para o desenho industrial e abriu seu primeiro escritório, o Design M, em Munique, em 1966. Nesse mesmo ano, o lançamento da luminária Bulb lhe rendeu diversos prêmios e marcaria o início da trajetória de sucesso.

A peça, que hoje faz parte da coleção permanente do Museum of Modern Art (MoMA), de Nova Iorque, representou uma mudança de paradigmas na produção luminotécnica, aliando a estética à funcionalidade. O desenho inusitado, imitando o formato da própria lâmpada em vidro Murano e metal cromado, consolidou o conceito da luz como um elemento de forte valor figurativo no décor e seria uma base da linha de trabalho desenvolvida por Maurer nos anos seguintes. Outra criação famosa é a arandela Lucellino Wall, de 1992, com asas artesanais em penas de ganso. Em sintonia com as constantes inovações tecnológicas, Ingo foi pioneiro no uso do LED, seu estilo irreverente deu origem a uma série de peças que mais parecem esculturas luminosas, que lhe rendeu o apelido de “poeta da luz”. Essa assinatura fora do lugar comum e profundamente autoral dissiminou seu trabalho nos principais eventos de design e museus ao redor do mundo. Na última edição do Salão do Móvel de Milão, Ingo Maurer lançou a luminária La Festa delle Farfalle, marcando o início de uma parceria com a renomada grife italiana Moroso que, infelizmente, foi interrompida com a morte do designer, em outubro deste ano. Uma mente criativa, absolutamente inquieta, que deixa um legado impactante e transformador no universo da iluminação.

0
Total Page Visits: 837 - Today Page Visits: 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *