Do Brasil para o mundo

AMBIENTE FRANKFURT

A edição 2020 da tradicional Ambiente Frankfurt Fair, um dos eventos que marca o início do calendário de grandes atrações no segmento de design de alto padrão, trouxe novidades ao público no que se refere a design. A apresentação especial intitulada «Focus on Design» faz uma homenagem aos talentos de um país específico. E o Brasil foi o escolhido para marcar a primeira edição do evento, com a seleção de cinco estúdios nacionais para representar nosso país na feira. Conheça um pouco da trajetória dos profissionais selecionados.


BRUNO JAHARA

Dono de uma vasta experiência internacional, tendo morado no Japão, na Itália e trabalhado com o renomado designer Jaime Hayon, Bruno Jahara soma quase duas décadas de atuação no desenvolvimento de móveis e objetos decorativos. O estúdio fundado em 2010 reflete o conceito artesanal e de múltiplas referências culturais que guia o processo criativo do profissional.

Coleção Stripes and Bubbles, explora cores brilhantes e um padrão de listras e bolhas em cristal lapidado.

SERGIO MATOS

Nascido no Mato Grosso do Sul, numa região próxima à reserva indígena do Xingu e radicalizado na Paraíba, o designer Sérgio Matos traz o valor da identidade cultural e da essência da brasilidade como fios condutores de suas criações. À frente do próprio estúdio desde 2010, o profissional já marcou presença em várias edições do Salão Satélite de Milão e acumula prêmios importantes, como o IF Design Award de 2012, no portfólio.

Poltrona balão, revestida com corda naval, em referência aos cestos artesanais comuns no Nordeste.

RODRIGO ALMEIDA

Rodrigo Almeida é natural de São Paulo e atua como designer de mobiliário e de interiores. Ele tem como fonte de inspiração para seus trabalhos a cultura ancestral brasileira dentro de um repertório contemporâneo e universal. Duas de suas peças estão presentes no acervo permanente do museu Centre Georges Pompidou, em Paris. O designer também já teve obra no Made, em São Paulo, e foi apontado como Rising Talent, na Maison & Objet de 2015.

Polttrona assinada pelo designer a partir de peças em aço inoxidável de sobras de metalurgia.

Com perfis diferenciados, os cinco estúdios selecionados traçam um panorama da produção brasileira de design.


BIANCA BARBATO

Autodidata, a designer paulistana atua à frente do estúdio homônimo desde 2008, com foco em mobiliário e luminárias. No currículo, já estão participações em mostras como a Paralela Móvel e o Made. Seus produtos possuem uma abordagem de muita liberdade, indo do artesanal ao industrial, explorando diversas matérias-primas. A curiosidade pelo passado é inspiração recorrente no processo criativo, que resulta em peças de aspecto nostálgico, propondo uma releitura de estéticas tradicionais.

Linha de luminárias Lixo, feita a partir de embalagens descartadas, e o carrinho Bola, desenvolvido em colaboração para a marca Ville Art.

ESTÚDIO RAIN

Liderado pelo arquiteto Ricardo Innecco e pela designer de produto Mariana Ramos, o Estúdio RAIN, com base em São Paulo, atua desde 2015 na criação de móveis, luminárias e objetos utilitários. A dupla também tem parceria com outras marcas no desenvolvimento de edições limitadas e instalações, nas quais se destaca um forte teor gráfico e escultórico.

A coleção Swimming Pool Tables é composta por mesas de apoio de diferentes alturas que podem ser usadas juntas ou separadas
0
Total Page Visits: 708 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *