Milão, os Moods do Salão!

A maior feira do segmento reuniu as principais marcas e um time de designers dispostos a surpreender com criações inovadoras, que funcionam como um indicador dos rumos da arquitetura e do design mundial. Conheça seis das principais tendências que se destacaram na edição 2018. A seleção ressalta reinvenções de clássicos e estilos, o domínio do mármore, a artesania conceitual e a originalidade da alta marcenaria.

Lançada originalmente em 1949, a poltrona Taliesin, de Frank Lloyd Wright, ganhou uma reedição limitada da Cassina. A peça faz referência à arte japonesa do origami

REEDIÇÕES DE GRANDES CLÁSSICOS

Para além dos grandes lançamentos superaguardados, o evento também é oportunidade para que peças icônicas sejam revisitadas. Escalas diferentes, cores atualizadas, inovação nos materiais, novos padrões de acabamentos ou simplesmente uma edição limitada para reverenciar um item que deixou um legado são alternativas utilizadas pelos designers para dar vida nova às peças de grande relevância no cenário do design.

A Cassina apresentou a icônica poltrona Feltri, de Gaetano Pesce, em três tons que representam a aposta de cores para 2018

Peças icônicas ganharam novos materiais e cores em releituras que atualizam o design marcante.


TEMPOS DE CURVAS

As formas arredondadas estão cada vez mais presentes e foram a grande aposta das marcas para os sofás, que assumem novas configurações e uma postura menos formal, agregando flexibilidade e leveza aos ambientes. Além de reforçar o conforto, as linhas sinuosas tornam a peça ainda mais convidativa e superatual.

A coleção Julep, de Jonas Wangell para Tacchini, é composta por sofá, pufe e chaise-longue com inspiração nos anos 50, que recupera as linhas suaves e tom romântico

O traçado curvilíneo agregou suavidade e fluidez aos sofás, pensados para tornar os ambientes ainda mais acolhedores.


Reinterpretações do estilo MEMPHIS

O movimento italiano fundado por Ettore Sottsass em 1981, que conquistou o mundo pelas formas geométricas, assimetria e tons vibrantes, volta aos holofotes com novas interpretações. O estilo conhecido por libertar o design das amarras da funcionalidade e conferir alma aos objetos, reaparece com combinações incomuns de cores e ainda mais irreverente.


O estilo italiano de estética irreverente voltou a causar impacto visual pelas cores alegres e geometria arrojada.


Império do Mármore

Seja na companhia dos mais diversos materiais, como a madeira, metal ou vidro, seja em forma de um monolítico esculpido, o uso do mármore consolidou-se como um verdadeiro coringa para as possibilidades na decoração. Com a geometria mais pura, de linhas retas, traçado sinuoso ou explorando formas irregulares e híbridas, a versatilidade da pedra foi explorada de maneira inovadora para criar peças únicas de alto padrão, complementando com elegância todos os cenários.


Sinônimo de nobreza, a versatilidade do mármore foi destaque no salão.


Marcenaria HAUTE-COUTURE

Elemento mais destacado na produção moveleira, a madeira ganhou aspecto diferenciado no Salão graças ao trabalho da alta marcenaria, que explorou a tecnologia com aspectos artesanais em peças que conferem originalidade e sofisticação. Como na alta- costura, a força do design surge nos detalhes pensados para surpreender, com desenho fora do convencional e acabamentos de elevado padrão que os materiais recebem.

Armário Amberley Low com estrutura em madeira maciça de Carvalho ou Nogueira, inspirado no estilo do início do século XX, de Casper Vissers para a Revised

Talhado ou torneado, o mobiliário fugiu do lugar comum pelos detalhes minuciosos da alta marcenaria.


Artesania Conceitual

Na contramão da smart house, grandes marcas mundiais investiram em uma pegada artesanal, que segue com espaço cativo na ambientação graças à onda slow house: um estilo de vida mais naturalista. As peças trazem resgate de técnicas artesanais principalmente por meio do aspecto handmade explorado em materiais e texturas naturais, como couro, madeira e fibras, de maneira criativa.

0
Total Page Visits: 859 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *