Casa da Criança

PROJETO CAVIVER

A Casa da Criança acaba de inaugurar o seu mais novo projeto, dessa vez em parceria com o CAVIVER – Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer. Arquitetos, designers e várias empresas abraçaram a causa e criaram 27 ambientes que integram a nova sede da ONG, que vai atuar na prevenção e tratamento clínico e cirúrgico de crianças carentes.

Recepção. Concebido por Ramiro Mendes, o projeto da recepção traz os princípios da arquitetura sensorial para estimular a percepção e a criatividade das crianças – e dos adultos – onde o ato de esperar torna-se dinâmico, por meio de possibilidades de se sentar no chão, de subir no púlpito ou de se esconder, entre outras brincadeiras, em um ambiente lúdico e cheio de vida.

Fornecedores: Blackout Cortinas, Candela, Dedé Estofados, Desconexo Design, LBM Móveis, Maurício Metalúrgica, Solution Sempre, Telma Brito Cortinas, Todeschini Antônio Sales e Ouvidor Tecidos.


O Projeto Casa da Criança é o maior exemplo do caráter social e humano que a arquitetura e o design podem exercer entre os brasileiros. Desde 1999, a organização defende os direitos das crianças e dos adolescentes carentes, por meio de ações que envolvem reformas e construções de instituições, como abrigos, creches e espaços de atendimento ao público infantojuvenil. No total, mais de 2.000 arquitetos, 1.000 construtoras, 30.000 empresas e inúmeros decoradores e artistas plásticos já abraçaram a causa, contribuindo para a saúde e o bem-estar de mais de 20.000 meninos e meninas de todo o Brasil. Este ano, a Casa da Criança no Ceará abraçou o CAVIVER (Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer), organização não governamental para o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação de crianças e jovens com problemas de visão. O que se viu, mais uma vez, foi o empenho e o amor de 60 profissionais locais e de inúmeros parceiros, que contribuíram com ideias e materiais necessários para a ambientação e construção dos 27 espaços da nova sede da ONG, localizada na Rua Antônio Augusto, 761, no Meireles, que contempla desde a consulta até a cirurgia e a reabilitação do paciente. O resultado de todo esse empenho vai além da estética e da funcionalidade dos projetos… A satisfação de colaborar para um mundo mais justo através do seu ofício é a melhor recompensa que pode existir.


Brinquedoteca. Deborah de Araújo e sua equipe assinaram a brinquedoteca da CAVIVER, pensada especialmente para proporcionar alegria e diversão às crianças de todas as idades, dos pequeninos ao maiorezinhos. O espaço estimula a garotada por meio das cores e de brinquedos que instigam os sentidos – da visão ao tato, como blocos e jogos de montar e tiro ao alvo, em um ambiente lúdico e atraente.

Fornecedores: Acal, Arte e Banho Decor, Paroma, Marceplan, VM Engenharia, JBM Construtora, LPM by Santelmo, Grupo Britacet, Madereira Carmal, Redes Santa Lúcia, Fortaleza Tintas, Progetti, Engenox, Maurício Pintura, Milton Gesso e Rômulo Instalações.

Circulação do Térreo. O projeto das arquitetas Naiana Lima e Priscilla Ximenes foi o de proporcionar uma atmosfera lúdica e divertida, desde o primeiro momento em que a criança e a família se dirigem às salas de exames e outras dependências da ONG. A profusão de cores vibrantes, como o pink, o amarelo, o laranja e o azul, entra em cena para estimular a curiosidade e a própria visão dos pequenos, tanto aqueles que possuem algum tipo de problema quanto os que já estão em tratamento. Além disso, o tato também é aguçado nesse caminhar, com texturas, formas e volumes convidando ao toque

Fornecedores: Berma Engenharia, Candela, Desconexo Design, Fortaleza Tintas e Morais Móveis.

Copa dos Funcionários. O projeto da copa foi desenvolvido com muito carinho e cuidado por Camila Bezerra, Larissa Soares, Rhannah Lucas e Tayane Parente, para proporcionar aos colaboradores, pessoas tão importantes para o trabalho realizado pela CAVIVER, um ambiente especial, com o aconchego que eles merecem, onde o amarelo, aliado ao padrão geométrico, trazem energia e dinamismo ao espaço, favorecido pela boa disposição do mobiliário, beneficiando a circulação.

Fornecedores: Candela, Athos Construções LTDA, Carmal Madeiras, RMC Casa & Construções, La Granitos, Madeira Geovani, Cativa Natureza, New Imóveis Projetados, Stamp Uniform’s, Madereira Pará, Cleiton Gesseiro, Luis Carlos Marceneiro, Junior Vidros, Alves Pintor e PPPosters.

Copa. Loana Almeida e Cyntia Evangelista projetaram este ambiente especialmente para que a alimentação da criança fosse realizada com a devida atenção, em uma atmosfera leve e divertida, que estimula o apetite dos pequenos.

Fornecedores: Ailec Mármores e Granitos, Marilucas Móveis, HT Instalações, Vidraçaria Vidronorte, Forsing, Fortaleza Sinalização, Luminárias Mais Lime, Lumens Ligh, Eucatex, Kitchen Bazar, Fortaleza Tintas, Valdemir Pinturas e Telma Brito Cortinas e Estofados.

Fraldário. Loana Almeida e Cyntia Evangelista também idealizaram o fraldário do projeto CAVIVER, com o uso de materiais e revestimentos que trazem a praticidade necessária para áreas de fluxo intenso. O destaque, além das cores e dos elementos inspirados no universo infantil, fica por conta da luminária recortada, localizada acima do trocador, que foi colocada pelas profissionais para trazer tranquilidade na hora da troca e ainda atrair o olhar do bebê, enquanto a mamãe se concentra nos cuidados.

Consultório 1. Afonso Caldas e Karina Macêdo criaram um local acolhedor e funcional, onde o azul entra em cena para transmitir a sensação de tranquilidade e acolhimento às crianças, além da atmosfera tranquila conferida pelo branco, importante quando se trata de um ambiente hospitalar. O clima lúdico fica por conta do divertido desenho da parede e dos graciosos bonecos de pano.

Fornecedores: Fortaleza Tintas, Metal Comércio, JM Marcenaria, Holanda por Dulce Silveira, Simon Tomadas, Solution Sempre, Giovane Castro Ramos, César Morais Arcon, MM Express, Hipercor, J José Matias Neto, Luis Carlos Frota e Thiluanda.

Consultório 2. O consultório assinado por Hugo Vasconcelos e Luciana Brasileiro foi pensado de forma prática para facilitar a rotina dos médicos na hora das consultas. A força do azul e do amarelo entra em cena para trazer um toque de alegria e descontração ao ambiente, além de estimular as crianças e adolescentes com visão reduzida.

Fornecedores: Portobello Shop, Todeschini, Fortaleza Tintas, Ailec, Holanda por Dulce Silveira, Urban Arts, Candela, Jaguar Tintas, Construtora Tríade e Espaço Manix.

Consultório 3. Hugo Vasconcelos e Luciana Brasileiro também desenvolveram o projeto deste consultório, baseando-se, mais uma vez, na questão de conforto e praticidade para os médicos e pacientes. As cores vibrantes também estão presentes no local, mas a escolha, agora, foi pelo laranja e pelo verde. A atmosfera lúdica fica por conta dos adesivos, que, assim como no primeiro consultório, quebram a seriedade típica desse tipo de ambiente, transformando-o em um lugar alegre e cheio de vida.

Acolhimento. O universo infantil, com suas cores primárias e formas gemétricas, foi a inspiração de Berlan Filho e Junior Araújo para o projeto lúdico da sala de acolhimento.

Fornecedores: Léo Madeiras, Premolduras, Holanda por Dulce Silveira, Espaço Casa, Ideia Home Design, João Gesseiro, Casa Assessoria e Obras, Aste’k’ Refrigeração, Eletrônica Sinai e J. Acrílico.

Acuidade Visual. Neste projeto para o consultório onde são realizados os exames de qualidade e comprometimento da visão, Bia Saboia e Ana Carolina Leite investiram na predominância do branco, adicionado pelo colorido discreto do papel de parede. A fleixibilidade do mobiliário e as opções de iluminação, direta ou indireta, garantem um conforto visual e tranquilidade do paciente.

Fornecedores: Bem Projetos & Construções LTDA, Marcenaria Esquadro, Design Art LTDA, Paroma, Fortaleza Tintas, Fortcolor, Agatek, Cajueiro Design, Ferrart. Madereira Santos Dumont, Holanda por Dulce Silveira e Armehil.

Sala de Exames. O projeto assinado por Lidia Militão e Tatiana Melo tira partido de cores neutras e fortes, como o amarelo e o laranja, e dos efeitos visuais, que se destacam no papel de parede geométrico, como forma de estimular as crianças durante os exames.

Fornecedores: Carmehil, Espaço Casa, Espart Móveis, Fortaleza Tintas, LBM Móveis, Metal Comércio, Osterno Móveis, Termisa, Duluz Iluminação, Pretestato Mello, Solution Sempre, Tico Sales, Tintas Suvinil e Vetromani.


Cores e formas criam uma atmosfera lúdica e descontraída para os ambientes do CAVIVER


Sala de Exames. Por se tratar de um espaço reduzido, Waleska Covas usou a parede para trazer um toque lúdico para o ambiente, entre formas, cores e texturas, criando um cenário divertido e, ao mesmo tempo, tranquilo para os pequenos, mesmo durante o momento do exame.

Fornecedores: VT Reformas, Biclare Móveis Projetados, Dulux e Barbosa Gesso e Elétrica.

Sala de Pré-Exames e Lentes. A arquiteta Larissa Barbosa Lima explora o universo infantil por meio dos desenhos e rabiscos típicos de criança, que ganham vida com o trabalho de adesivagem. O amarelo da bancada – incorporada à parede e ao teto – e o vermelho dos lustres dão um toque especial de descontração e energia ao ambiente.

Fornecedores: Água Clara, Apiguana, Ar Vida Ar Condicionado, Construtora R. Miranda, Construtora Santo Amaro, C. Rolim Engenharia, Fortaleza Tintas, Gesso Lima, Juliana Araripe Ilustrações, Lopes Immobilis Imobiliária, Madereira Geovane, Mafort, Marcenaria João Batista, Metal Comércio e Vidraçaria Casa de Vidro.

Posto de Enfermagem. Antônio Nascimento, Paula Picanço e Fernanda Limaverde deram um ar infantil e cheio de vida para este ambiente, mantendo a proposta de estímulo visual que norteia todo o projeto. A vivacidade do amarelo faz um contraste com a tranquilidade do azul celeste, que dá vida ao teto infinito, com um desenho de pipa feito caprichosamente à mão pelos próprios profissionais.

Fornecedores: Construtora Dueto, Manix, Todeschini, Holanda por Dulce Silveira, Reforma & Arte, Acal e Engenheiro Afonso Caldas.

Sala de Exames. Georgia Vieira e Germana Girão apostaram na suavidade das cores e na sutileza dos detalhes para criar um ambiente que fosse agradável tanto para as crianças quanto aos adolescentes.

Fornecedores: All Decor, TQS Engenharia, Alcylustres, Digital Design, Sicmol, MR Vidros, LBM Móveis e Paulista Decorações.

Sala de reabilitação. Assinada por Juliana Hissa, Zaíra Mendes, Josafá Neto e Eduardo Rommel, a sala remete à ideia de uma floresta mágica, onde a árvore dará os frutos necessários, fazendo analogia à reabilitação dos pequenos pacientes.

Fornecedores: Todeschini Antônio Sales, Holanda por Dulce Silveira, Reforma & Arte, Fink e Urban Arts.


A paleta cheia de vida traz o universo infantil aos ambientes, estimulando o olhar da garotada.


Centro Cirúrgico. Apesar de ser um ambiente destinado a intervenções cirúrgicas, Marcus Novais, Renata Abreu e Ana Eugênia conseguiram trazer uma atmosfera tranquila e acolhedora graças à paleta de cores candy e desenhos lúdicos. O mobiliário, entre armários com divisórias e estantes volantes, foi pensado para proporcionar praticidade e mobilidade aos médicos.

Fornecedores: Silvana Fialho Engenharia, Maderazzi Móveis, Artepiso, Fortaleza Tintas, Madeireira Rio Branco, MSN Inox, Candela, Solution Sempre, Forbo do Brasil, Agropaulo e Grupo Telles.

Estar Médico Térreo. Andréa Verçosa, Karine Albuquerque e Liana Otoch criaram um ambiente acolhedor para os médicos relaxarem ou fazerem outras atividades, como ler e estudar, pautado por uma paleta de cores suave, em azul e branco, e pelo aconchego da madeira, transmitindo a sensação de paz e tranquilidade.

Fornecedores: Art Construções, Marcos Uchoa Marcenaria, Gleidson Pintura, Candela, Fortaleza Tintas, Carpe Diem, WTI – We Think Innovation, Fast Frame, Galpão D, Rescla Móveis, Ailec, Romã, Ary Brasil Administração de Imóveis, X-Terra Empreendimentos Imobiliários, Fort Ótica e Gercon Engenharia.

Sala de Recuperação. A intenção deste ambiente, assinado por Maria Christina Bessa e Roberta Aguiar Tomaz, é permear o imaginário dos pequenos com um universo que remetesse à beleza da criação por meio da natureza, do nascer do sol, do tom das estações, em flores e cores, trazendo ainda mais luz, alegria e vida ao novo olhar dessas crianças. Destaque para o efeito ombré da parede, que remete a um arco-íris, e para a simplicidade dos materiais utilizados no mobiliário.

Fornecedores: Paroma, Conforto Térmico, Vanna Marcelo, João Batista Marcenaria e Fortaleza Tintas.

Estar Médico. Kátia Maia projetou um ambiente para os momentos de relax e convivência entre os médicos da CAVIVER, com uma cartela neutra e suave, pontuada pela energia do amarelo. Destaque, ainda, para o painel de efeito 3D atrás do sofá.

Fornecedores: Decorart Conceito, PPPosters, Aquarela Serviços e Reformas, TSX Revestimentos, Carmehil Network, Idéia Home Design, Bizelys Presentes, Todeschini Antônio Sales, Adroaldo Tapetes do Mundo, Holanda por Dulce Silveira, Dtech Inovação Tecnológica, Construtop, Reforma & Arte, Naturayo e Color Glass Vidraçaria.

Acesso ao Centro Cirúrgico. Para este ambiente, a equipe do escritório MC Arquitetos Associados trabalhou as cores azul e amarelo em um formato infinito, que remete a um túnel para promover um divertido jogo óptico. A ideia foi transformar esse acesso ao centro cirúrgico num rito de passagem, onde o paciente terá uma percepção diferente daquilo que está ao seu redor após a operação.

Fornecedores: Tarkett, Artepiso, Candela, Carmehil e Design & Arte.

PNE Feminino. A composição de espelhos com molduras adesivadas é um dos destaques do banheiro para as pacientes portadoras de necessidades especiais, feito por Afonso Caldas e Karina Macêdo.

Fornecedores: J.A Marcenaria, Engenheiro Thiago Amorim, da TMA Construções, Gallery Vidraçaria, Teresa da Stickers Express e Ascilan Gesso.

WC Médico Masculino. A ideia principal deste projeto, assinado por Ieda Coe, Jaqueline Alexandrini e Georgiana Vasconcelos, foi criar um prático, porém leve e elegante.

Fornecedores: Duluz Iluminação Inova Vidros, Empório Choça, Jacaúna Decorações, White Stone, Madeireira João Pessoa, Todeschini Antônio Sales, Vetromani e Molduras.com.

WC Médico Feminino. De um espaço íntimo e reservado, surgiu, pelas mãos de Viviane Maia, Regina Menescal, Camila Catunda e Tinally Carneiro, um lugar confortável, alegre e até mesmo de encontros, entre as “fadas madrinhas”, o que de fato essas médicas realmente são.

Fornecedores: Menescalaq Studio de Arquitetura, MCA Menescal Consultores Associados, Flávia Fontenele Soluções em Engenharia, TSX Construções & Revestimentos, Marcoprint Indústrias Gráficas, Viewclinic Clínica da Visão, Associação Amigos AMAM e TCM Espaço Saúde.

0
Total Page Visits: 282 - Today Page Visits: 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *