Tendências A a Z

Reunimos tudo o que você precisa saber para sintonizar o décor com as principais apostas de 2015.


Arames

Estruturas aramadas inspiram peças com design arrojado e pegada industrial. Graças à flexibilidade de seus fios, o arame bruto pode ser moldado de diversas maneiras, o que torna o design ainda mais cheio de possibilidades. A preferência é por formas trançadas, que preservem o aspecto rústico e original dos metais, como o espelho da Ginger & Jagger.


Brasilidade

O Brasil mostra suas caras e cores com um design marcado pela pluralidade. Não é preciso atravessar nenhuma fronteira para dar vazão à criatividade, pois a inspiração está bem aí, em território nacional. O DNA brasileiro é expresso em peças que revelam nossa abundância natural e cultural, em um mix de técnicas, cores, matéria-primas e influências, como o tapete Marakatu, fruto da parceria de Sérgio Matos com a Kamy, e a poltrona suspensa, do estudio Lattoog.


Cimento

Da construção à decoração. Material industrial mundano conhecido por sua durabilidade e solidez, o cimento promete tomar conta não só dos revestimentos, mas também do mobiliário. Normalmente usado para criar formas monolíticas, alguns designers começaram a manipular o frio e rígido material, transformando-o em peças orgânicas e fluidas. Com estrutura ou aparência de concreto, os móveis ganham um toque urbano, como a cadeira Grid, do estúdio dinamarquês Komplot, com bloco de concreto moldado de forma escultural, formando uma rede no assento.


Design compacto

Espaços cada vez mais reduzidos clamam por um mobiliário adequado. Seguindo esta tendência, os designers despertam para esta nova realidade, onde cada centímetro faz a diferença, e apostam em móveis compactos, que esbanjam beleza e funcionalidade, como este assinado por Jesper Ståhl.


Esculpidos

Peças esculpidas a partir de técnicas manuais ou digitais se tornam uma verdadeira obra de arte. O sofá Versailles, da Boca do Lobo, remete ao esplendor do século XVII.


Foscos

O preto, assim como os metálicos, continuam em alta. A novidade é que as peças ganham acabamentos foscos para um efeito mais moderno e sofisticado. Aqui a tendência é representada pelo pendente esférico em alumínio com textura mate, de Lapo Ciatti para a Opinion Ciatti.


Gótico

Ganhando força na Era Vitoriana, este gênero transcendeu o caráter religioso e ressurge na atualidade em releituras de móveis com forte apelo visual, como este armário de Pedro Souza para a Boca do Lobo.


Harmonia de estilo

Aposte em estilos que conversam e convergem com elegância! Pontuar o décor contemporâneo com elementos clássicos, ou vice e versa, parece ser a nova fórmula para trazer elegância e exclusividade à ambientação. Objetos garimpados e de acervo pessoal também são bem-vindos ao mix de estilos, reforçando o caráter pessoal da decoração, como revela o projeto de Racine Mourão.


Industrial

Ainda veremos muito do estilo industrial, que evoca o clima despojado de fábricas e galpões. A tendência continuará, mas de forma menos estrutural e mais pontual, principalmente em móveis, como essa dupla com armários de metal e acabamento exclusivo, da Diesel.


Joias do Design

Peças com acabamentos metálicos seguem marcando forte presença no décor pelo efeito glamouroso que provocam nos ambientes. A luminária da Reflex, por exemplo, conta com o brilho nobre do trio ouro, prata e bronze. Já a cadeira, da Opinion Ciatti, aposta no cobre de acabamento mate.


Labirinto

Em 2015, os caminhos da arquitetura cruzam-se com os da mitologia grega, por meio de peças inspiradas no lendário labirinto de Creta. A engenhosa criação de Dedalo foi referência para algumas marcas, como a Versace, que assina a poltrona acima.


Mármore

Com a resistência de uma rocha e a nobreza de uma joia, o mármore volta a vestir pisos, fachadas e até o mobiliário. Esse é o caso da poltrona Sunshare, esculpida à laser com um único bloco de mármore carrara branco, por Emmanuel Babled.


Natureza

Generosa fornecedora de matéria-prima e inspiração, a natureza segue como uma das principais tendências do design. Em meio ao estress da vida urbana, fibras naturais, formas orgânicas e o próprio verde são mais do que bem-vindos para reciclar os ambientes, e até móveis, como esta poltrona adornada por musgos, de Emilio Robba.


Op-Art

Tradicional duo p&b ganha a leitura descontraída da op-art. Com apelo pop ou chic, a estética optical invade o décor, em estampas, formas ou revestimentos marcados por geometrias. O biombo Opto, da Prodotti, traz estrutura em carvalho natural e painéis metálicos com corte a laser, criando desenhos que reverenciam o movimento artístico que marcou a década de 1960 e volta à cena em 2015.


Prima

O prisma é a inspiração da vez para revestimentos em padrões geométricos e objetos tridimensionais. Pedro Souza, por exemplo, se apropriou da forma hexagonal de um diamante para criar o buffet Diamond, em edição limitada para a Boca do Lobo.


Quadros

As composições de quadros continuarão vestindo as paredes em 2015. A tendência não é exatamente nova, mas segue extremamente atual, trazendo muito mais cor e personalidade às ambientações, como revela o projeto de Hermínia Lopes, acima. Pinturas, grafismos e ilustrações, em formas e molduras variadas, podem habitar desde ambientes mais clássicos a recantos modernos, com criatividade e bom senso.


Retrô Atualizado

Você já deve ter percebido que a febre nostálgica veio para ficar. Entre as décadas mais revisitadas está 1950, de onde vêm os pés-palito que inspiraram o sofá Lipstick, em veludo cristal e plissado vertical, da Munna. Mas não se trata de uma mera retrospectiva, pois o móvel à “moda antiga” é atualizado com texturas, cores e materiais modernos, tornando o mobiliário retrô digno dos novos tempos.


Simplicidade

A simplicidade é o último grau de sofisticação, já dizia Leonardo Da Vinci. Isso vale para a ambientação e também para o mobiliário, por meio de matérias-primas naturais e formas descomplicadas, como esse buffet da Flexform.


Tapetes Geométricos

Os tapetes ganham versões modernas de forte apelo decorativo. O destaque fica por conta das padronagens, que assumem formas geométricas, em cores e padrões variados, com uma pegada ora étnica, ora pop.


Universo Lúdico

Há algum tempo que a decoração anda de bom humor, brincando com ironias e cores primárias. Para aliviar o estresse do dia a dia, nada melhor do que um refúgio alegre e descontraído. Além de trazer um toque divertido ao décor, os objetos lúdicos complementam com irreverência, deixando os ambientes com forte personalidade. A exemplo do Eames Elephant, da Vitra.


Vazados

O efeito vazado é uma forte tendência para móveis in e outdoor, trazendo leveza aos espaços. O sofá de três lugares, da Dríade, conta com design high tech e estrutura em alumínio, que ganha um efeito suave por conta do vazado assimétrico.


Xadrez

O xadrez é considerado uma tendência atemporal, podendo estar no papel de parede, móveis, almofadas, e todos os lugares em que sua criatividade estiver. Seus vários tipos – tartan, madras, vichy, burberry, pied-de-poule, buffalo – podem ser combinados com a decoração, deixando o ambiente bem descontraído. É o caso desta poltrona, da Minotti, que traz a versão Buffallo na clássica padronagem em preto e branco.


Zona de Conforto

Nos dias atuais, todos precisamos de uma zona de conforto – um local tranquilo para recarregar as energias e relaxar. Esse recanto de bem-estar pode ser uma varanda, como esta assinada por Ana Fiuza, ou um ambiente interno acolhedor.

0
Total Page Visits: 822 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *